in

5 filmes vencedores do Oscar para assistir na Netflix

5 filmes vencedores do Oscar para assistir na Netflix

Estamos nos aproximando de mais uma edição do Oscar, evento que reconhece os melhores desempenhos da indústria cinematográfica no último ano. Em uma noite de puro luxo e garbo, estatuetas são distribuídas para premiar os profissionais que atuam tanto na frente quanto por trás das câmeras; com todos os prêmios passando por uma rígida avaliação e votação realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Se você já maratonou todos os filmes indicados ao Oscar deste ano e deseja ficar ainda mais no clima para o evento, o Nerdfeeds selecionou a dedo cinco filmes que já venceram a premiação mais importante do cinema que estão disponíveis na Netflix para você riscar de uma vez por todas da sua lista. Abaixo você encontrará uma lista personalizada com a sinopse e o trailer de cada um, além do link que o leva diretamente para o título da sua escolha — no final das contas, sua tarefa é apenas se decidir entre os cinco títulos e dar o play.

Confira a lista completa abaixo, prepare a pipoca e boa sessão!

5. Beleza Americana

1999 foi um ano histórico para o cinema e uma das joias raras lançadas naquele ano foi o longa Beleza Americana. A trama éestrelada por Kevin Spacey, que interpreta Lester Burnham, um pai de família que enfrenta uma crise da meia-idade e odeia a própria vida até que, de repente, se apaixona pela melhor amiga de sua filha adolescente. O longa foi indicado a oito Oscars na edição do ano 2000 e venceu, ao todo, cinco, incluindo a categoria de Melhor Direção para o estreante Sam Mendes; no entanto, o filme não chegou a concorrer na categoria de Melhor Direção de Arte, uma das características na qual é mais utilizado como exemplo para o estudo de técnica atualmente.

Vencedor das categorias: Melhor Filme; Melhor Ator (Kevin Spacey); Melhor Diretor (Sam Mendes); Melhor Roteiro Original (Alan Ball) e Melhor Fotografia.

4. Quem Quer Ser um Milionário?

Em Quem Quer Ser um Milionário? o público conhece a história de Jamal Malik Othman (Dev Patel), um jovem que vive numa comunidade pobre em Juhu, Mumbai, mas ganha muito dinheiro da noite para o dia por conta da sua participação na versão indiana do programa que dá nome ao filme. No entanto, sua vitória acaba sendo alvo de desconfiança do público, do apresentador do show e principalmente da polícia. Baseado no livro homônimo escrito por Simon Beaufoy, o longa de 2008 foi indicado a 10 estatuetas do Oscar, vencendo oito delas.

Vencedor das categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor (Danny Boyle); Melhor Roteiro Adaptado (Simon Beaufoy); Melhor Mixagem de Som; Melhor Trilha Sonora Original; Melhor Fotografia e Melhor Montagem.

3. A Lista de Schindler

A Lista de Schindler, de 1993,é considerado por muitos críticos especializados o melhor filme da carreira de Steven Spielberg. O drama histórico é ambientado na Segunda Guerra Mundial, especificamente no período do Holocausto, seguindo o empresário alemão Oskar Schindler (Liam Neeson), que, junto com sua esposa, Emilie Schindler (Caroline Goodall), salvou mais de mil refugiados judeus holandeses e poloneses ao oferecer empregos em suas fábricas. O filme foi indicado a surpreendentes 12 categorias do Oscar, faturando sete prêmios.

Venceu das categorias: Melhor Filme; Melhor Diretor (Steven Spielberg); Melhor Roteiro Adaptado (Steven Zaillian); Melhor Trilha Sonora; Melhor Montagem; Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.

2. Roma

Não é equivocado afirmar que Roma foi o filme que fez a Academia olhar diferente para as produções do streaming, sobretudo as da Netflix. O longa de Alfonso Cuarón, lançado em 2018, foi adquirido pela plataforma três meses após a estreia no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde ganhou o Leão de Ouro. A história segue a rotina de Cleo (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica de uma família de classe média na Cidade do México em 1970. Porém, a presença da protagonista na vida de seus empregadores a permite observar e acompanhar acontecimentos inesperados que começam a afetar todos os moradores da casa.

Venceu as categorias: Melhor Diretor (Alfonso Cuarón); Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia.

1. A Escolha de Sofia

A Escolha de Sofia se passa em 1947, durante a Segunda Guerra Mundial, e segue o aspirante a escritor Stingo (Peter MacNicol) que, ao se mudar para o Brooklyn, acaba conhecendo Sofia Zawistowski (Meryl Streep), uma mulher polonesa e filha de pai antissemita. Ele ainda não sabe, mas a vizinha do andar de cima já foi prisioneira em um campo de concentração e foi obrigada por um soldado nazista a tomar uma dolorosa decisão que afetaria o resto de sua vida. O longa, dirigido e roteirizado por Alan J. Pakula e baseado no romance de William Styron foi indicado a cinco categorias no Oscar, mas ganhou apenas uma.

Venceu a categoria: Oscar de Melhor Atriz (Meryl Streep).

O que você acha?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vencedora do Oscar, atriz de The Crown pode estar na série Invasão Secreta

Vencedora do Oscar, atriz de The Crown pode estar na série Invasão Secreta

Sombra e Ossos | Entenda o universo da nova série de fantasia da Netflix

Sombra e Ossos | Entenda o universo da nova série de fantasia da Netflix