in

Super Choque: história e poderes do jovem herói da DC

Super Choque: história e poderes do jovem herói da DC

Um herói que se tornou muito popular entre o público jovem nos anos 2000 foi o Super Choque, tudo graças ao sucesso da animação estrelada pelo herói.

Como seu nome deixa implícito, o personagem tem como principal poder a capacidade de manipular eletricidade e magnetismo. Assim como outros heróis, ele também começou sua jornada nos quadrinhos, onde se envolveu em inúmeras histórias.

O Super Choque ficou em evidência recentemente após o anúncio de que um filme solo do herói está nos planos da DC e Warner Bros. para o futuro.

Caso queria conhecer melhor o personagem ou apenas se lembrar melhor dele, confira um guia com sua história, poderes e habilidades.

Quem é o Super Choque

Super Choque: história e poderes do jovem herói da DC

Super Choque foi criado originalmente pelos fundadores da editora Milestone Comics: Dwayne McDuffie, Denys Cowan, Michael Davis e Derek T. Dingle. Sua estreia ocorreu já em sua primeira HQ solo, lançada em junho de 1993.

O herói foi criado para dar um pouco mais de representatividade, já que ele é afrodescendente. Seus criadores também decidiram que ele seria um adolescente, assim como o Homem-Aranha.

Seu nome real é inspirado no caso de Virgil D. Hawkins, um homem preto que, nos anos 1940, teve sua entrada na faculdade de direito da Universidade da Flórida negada por conta de sua cor. Já sua identidade heroica (“Static”, em inglês), é baseada na canção homônima do cantor James Brown.

Em 2008, a DC, que era a dona da Milestone Comics, anunciou que os personagens da marca se tornariam parte do seu universo nos quadrinhos. Meses mais tarde, o Super Choque se tornou parte do Universo DC.

Origens

Justamente por ter sido criado pela Milestone Comics, o Super Choque era originalmente parte do chamado “Dakotaverso“, uma das várias realidades do multiverso. Ela ganhou esse nome por que a maior parte das histórias da editora se passavam em Dakota City.

A identidade real do jovem herói é Virgil Ovid Hawkins, que nasceu no bairro de Paris Island de Dakota City. Seus pais eram Robert e Jean Hawkins e ele tem uma irmã mais velha, Sharon.

Com medo da influência de gangues no local, a família de Virgil optou por se mudar para outro bairro da cidade, onde o jovem também passou a estudar.

Virgil não tinha muitos amigos e era visto como um verdadeiro nerd pelos colegas, já que além de muito inteligente, também se interessava por quadrinhos, RPGs e ficção científica.

Por conta disso, Virgil passou a ser alvo de bullying de um colega de escola e um de seus amigos o aconselhou a se vingar. O jovem procurava pelo carrasco em um bairro no qual ocorria um conflito entre gangues.

A polícia chegou no local e para conter a briga, usou gás lacrimogênio. No entanto, ele continha um agente mutagênico.

Aqueles que não morreram por conta da exposição ao gás acabaram ganhando superpoderes. Esse evento ficou conhecido pelo nome de Big Bang.

Virgil estava entre essas pessoas que foram expostas ao gás e sobreviveram. O jovem logo notou que ganhou diversos poderes eletromagnéticos. Inspirado nos quadrinhos que amou a vida inteira, ele decidiu se tornar um super-herói e adotou o nome de Super Choque.

Carreira

No início, Virgil gostou de ser um super-herói. Ele logo criou duas marcas registradas para ele: gostava de provocar criminosos antes de entregá-los para as autoridades e tinha o costume de interagir com as pessoas.

No entanto, Martin, o responsável por praticar bullying contra Virgil, também ganhou superpoderes por conta do Big Bang e se tornou um vilão com o nome Raio de Fogo. O Super Choque foi derrotado por ele após seu desafeto sequestrar sua amiga e interesse amoroso, Frida Goren.

A personagem acabou descobrindo que Virgil e o Super Choque eram a mesma pessoa. Após se recuperar, o herói conseguiu derrotar o Raio de Fogo, o que restaurou sua confiança para continuar a ser um super-herói.

O restante das histórias do Super Choque retratam as dificuldades que Virgil começou a ter para balancear sua vida pessoal com a de super-herói. Ele também teve de enfrentar outras pessoas que também ganharam poderes graças ao Big Bang (que ganharam o apelido de “Bebês Bang”) e optaram por usá-los para o mal.

Uma minissérie retratou os dias em que Virgil decidiu abandonar a vida de herói. Ele até gostou de voltar a ter uma vida mais normal, mas também sentiu falta dos dias como Super Choque. Ele eventualmente retornou, após ser persuadido por Frida e outros colegas.

Parte da DC

Em 2008, a DC anunciou que os personagens da Milestone Comics se tornariam parte do universo principal de seus quadrinhos.

Após a derrota de Darkseid na história Final Crisis, a continuidade do tempo-espaço foi modificada e os personagens do Dakotaverse foram integrados ao universo principal de histórias da DC sem que tivessem ciência disso. Apenas o Superman, Dharma e Icon sabiam que eles viviam em um universo paralelo anteriormente.

Logo após ser integrado, o Super Choque se tornou integrante dos Jovens Titãs. Ele também chegou a ajudar a Sociedade da Justiça e a Liga da Justiça.

Após algum tempo longe de Dakota City, ele retornou para sua cidade natal após descobrir que um vírus mortal estava infectando os habitantes. Tudo foi fruto do vilão Holocausto, que Virgil derrotou com a ajuda dos Jovens Titãs.

Para o relançamentos dos Novos 52, a DC fez algumas mudanças na família do herói. Por conta de um incidente trágico, todos deixaram Dakota City e se mudaram para Nova York. Além disso, sua irmã, Sharon, passou a ter uma espécie de cópia.

Poderes e habilidades do Super Choque

  • Eletromagnetismo
    • Criação de campos magnéticos
    • Manipulação de equipamentos elétricos
    • Levitação de objetos, especialmente os que são feitos de metal
    • Capacidade de escutar ondas de rádio
    • Resistência mental
  • Geração de eletricidade
    • Projeção de eletricidade
    • Disparos de raios por suas mãos
    • Criação de bolas de eletricidade
    • Magnetização de superfícies
    • Capacidade de transformar seu corpo em pura energia elétrica
  • Fator cura acelerado
  • Intelecto genial
  • Analista tático
  • Poliglota.

Por conta dos seus poderes, o Super Choque não pode usá-los em materiais conhecidos por terem grande resistência a eletricidade, como madeira e borracha.

Além disso, por circunstâncias até hoje não explicadas, Virgil também é vulnerável a outras pessoas que foram afetadas pelo Big Bang e possuem seus mesmos poderes. 

O Super Choque também ficou conhecido por usar um disco que, aliado com seus poderes, permite que o herói possa voar pelo ar.

O que você acha?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reunião de Friends estreia em maio e HBO Max libera o 1º teaser; assista!

Reunião de Friends estreia em maio e HBO Max libera o 1º teaser; assista!

Filme “A mulher na janela ” assista ao trailer

Filme “A mulher na janela ” assista ao trailer